LANÇAMENTO DO LIVRO

Webinário sobre Mentoria Organizacional

Dia 27/05, às 16h30 às 18h, pelo Youtube


MENTORING:

Manual do Mentor Organizacional


De Marcus Ronsoni, Cássia Marques e Petula Borges

Sobre a obra:

Este é um manual completo para mentores atuarem com segurança em organizações de qualquer segmento.


Uma obra que harmoniza teoria e prática com profundidade, amplitude e leveza, escrita pelas maiores referências brasileiras no assunto. Apresentamos um protocolo consistente e amplamente validado para utilizar a Abordagem Ressignificante de Mentoria Organizacional. Esta abordagem é fruto de anos de estudos e experiência na implantação de Programas de Mentoria Organizacional Interna (PMOI).


São mais de 280 páginas, incluindo os fundamentos da Mentoria Organizacional, o protocolo para sessões de mentoria, ferramentas e entrevistas com gestores de RH, mentores e mentorados de empresas que aplicaram o método.


Pré-venda

*Frete grátis até 20/05

Referência em Mentoria Organizacional

A intenção do livro Mentoring é ser um manual para mentores organizacionais, diferente da primeira obra publicada por Marcus Ronsoni, Mentoria Organizacional, que é um passo a passo para implantação de programas internos e foi o primeiro livro publicado no Brasil sobre mentoria interna.


O processo está em aprimoramento contínuo, dizemos que essa metodologia estará sempre numa versão beta, ou seja, em construção. Então, você que leu o primeiro livro, receberá um conteúdo novo, com uma abordagem distinta, mas complementar.

Acesse o livro Mentoria Organizacional

Sumário

PARTE 1 - A DOUTRINA DA MENTORIA ORGANIZACIONAL


A mentoria

Fundamentos da sabedoria

A mentoria e sua tipificação

A importância da mentoria organizacional

Marco teórico - nossos norteadores

Atitudes de um mentor

Pressupostos da mentoria organizacional

Processo de mudança comportamental

Um jeito de olhar o mentorado

Técnicas e ferramentas


PRINCÍPIOS NORTEADORES DA MENTORIA ORGANIZACIONAL


  1. princípio da ressignificação;
  2. princípio do desafio;
  3. princípio da autorresponsabilidade;
  4. princípio da escuta ativa;
  5. princípio da realidade objetiva;
  6. princípio da decisão;
  7. princípio da aprendizagem experimental;
  8. princípio da hipótese;
  9. princípio da prontidão para mudar.


PARTE 2 - ABORDAGEM DE MENTORIA ORGANIZACIONAL RESSIGNIFICANTE


Protocolo das atividades do mentor

Passo a passo para oito sessões de mentoria


PARTE 3 - ABORDAGEM RESSIGNIFICANTE E SUAS CUSTOMIZAÇÕES


Mentoria reversa

Estruturação do programa de Mentoria Reversa

Cross Mentoring – A mentoria cruzada entre organizações

Mentoria Organizacional e o aprimoramento da Cultura Organizacional

Lean Mentoring



BÔNUS

Entrevistas com RHs, mentores e mentorados

Autores:

Marcus Ronsoni

Empresário, escritor e Chief Operation Officer (COO) da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental e facilitador líder do Seminário EMPRETEC (ONU/SEBRAE). Doutorando em Psicologia Social pela Universidad John F. Kennedy (ARG), com estudos e pesquisas sobre obsolescência Laboral e adaptabilidade de carreira frente à transformação digital.


Especialista em dinâmica de grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo, e coach desde 2008 certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching. Membro da American Psychological Association (APA), da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) e da International Association of Facilitators (IAF).


Ronsoni é referência brasileira em Mentoria Organizacional e Empreendedorismo Corporativo, autor do livro Mentoria Organizacional, primeiro manual brasileiro para implantação de programas internos, sendo facilitador e conferencista internacional de temas ligados à performance profissional e organizacional. É um dos poucos profissionais com quase 20 mil horas de experiência em desenvolvimento e aplicação de métodos andragógicos-comportamentais para ganho de performance profissional.

Petula Borges

Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas com mais de 20 anos de experiência como executiva na área de Gestão de Pessoas em empresas de grande porte, como Ambev, Whirlpool e Cecrisa. Executiva de Operações e Produtos e sócia da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC).


Administradora graduada pela Unisinos. Especializada em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. Especialista em Docência em Nível Superior pelo Instituto de Educação do RS. Especialista em Dinâmicas dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Desenvolvimento de Grupos. Certificada como Green Belt pela INDG, coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching,


Atua com desenvolvimento de executivos e carreira, avaliação de perfil comportamental, facilitadora de treinamentos, palestras e workshop com foco em liderança e desenvolvimento de pessoas.

Cássia Marques

Jornalista graduada pela PUCRS, Executiva de Comunicação e Negócios e sócia da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC). Especializada em Marketing Digital pela Rock Content University.


Pesquisadora de inovação e novos paradigmas de trabalho, com publicações em revistas e congressos nacionais. Idealizadora e head do portal “O Futuro do Trabalho”.


Atuou na comunicação de grandes instituições e em veículos de imprensa.