Por Marcus Ronsoni,
doutorando em Psicologia Social
e Diretor Executivo da SBDC
A capacidade de adaptação de um ser humano médio já foi ultrapassada pela velocidade das transformações e inovações científicas e tecnológicas.
A necessidade de preparar o futuro e aumentar as habilidades e meios de subsistência das pessoas em face do deslocamento de empregos em grande escala é ainda mais urgente com a pandemia COVID-19, trazendo em meses o que a maioria dos observadores de mudanças no mercado de trabalho impulsionadas pela tecnologia esperavam ver em anos (World Economic Forum, 2020).
A adaptação à nova realidade contempla a convivência dos profissionais com a instabilidade nas relações de trabalho. De acordo com pesquisa da PwC, 60% das pessoas acreditam que “poucos terão um emprego estável e de longa duração no futuro”.
No entanto, os movimentos nas organizações ainda demonstram maior preocupação com as mudanças do que com a capacidade de seus colaboradores de acompanhar essa velocidade frenética.
Instrumento avalia nível de adaptabilidade dos colaboradores
Apresentamos a pesquisa elaborada por Marcus Ronsoni, doutorando em Psicologia Social e diretor da SBDC, que correlaciona:
ADAPTABILIDADE DE CARREIRA: Identificando pontos de atenção individuais e nas equipes quanto à capacidade de adaptação ao mercado de trabalho.
SEGURANÇA PSICOLÓGICA: A escala mede o nível de segurança psicológica nos times. A pesquisadora Amy Edmondson (2020) e sua equipe encontraram evidências suficientes de que a segurança psicológica afeta resultados mensuráveis, variando de relatos de erros de funcionários a retorno sobre o investimento nas organizações.
VALORES ORGANIZACIONAIS: A base de uma cultura onde o aprendizado, o desenvolvimento e a inovação são possíveis e estimulados
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.