INNOVATION

BUSINESS

GAME

#intraempreendedorismo

#inovação

#integração

#hackathon


Um programa de inovação que conecta e conduz agentes de mudança para uma liderança transformadora.


Por meio de imersões, business game, mentoria e troca entre os participantes promove a CULTURA DA INOVAÇÃO, através do fomento da performance individual e de equipe.



O IBG trabalha a dimensão comportamental concomitante a resolução de problemas.

100% customizado e contextualizado à realidade da organização.

Objetivos

  • Desenvolver competências do líder para o futuro
  • Desenvolver a Cultura de inovação
  • Resolução de problemas reais
  • Oportunidades frente à transformação digital
  • Definir caminhos e recursos
  • Obter os melhores resultados

Principais competências desenvolvidas:

Mentalidade de dono:

Protagonizando na organização

A nova mentalidade executiva (digital mindset):

Liderança em tempos de pós-pandemia e transformação digital

Autorresponsabilidade:

Lócus de controle interno

Gestão ágil:

Liderando equipes com metodologias ágeis

Gestão estratégica com resultados:

Iniciativa com acabativa

Construção de segurança psicológica

Construção de times de alta performance

Tomada de decisão

Comunicação:

Dar e receber feedbacks assertivos

Disciplina:

Autogestão

Persuasão e influência: Engajar pessoas e equipes

Estabelecendo metas

Aprendizagem heurística

Lean thinking

Foco em resultados

Resolver problemas e propor melhorias

Metodologia sugerida:

Business game: a base do programa é um sistema de gamificação onde acontece a construção de times para a realização de desafios, com resolução de problemas reais (ao estilo hackathon) e execução de tarefas, para aplicabilidade dos conceitos aprendidos no workshop, que levam os participantes em direção aos objetivos e desenvolvimento de competências pré-definidas. O business game age em duas dimensões: integra, envolve e motiva os participantes e é o instrumento de aprendizagem, na prática.


Dinâmicas e ambiente favorável à experimentação, reflexão, quebra de paradigmas e construção de uma perspectiva ampla e inovadora sobre a própria carreira, negócios e sobre o mercado.


Conteúdo personalizado, construído com base na realidade organizacional e das equipes, garantindo alta aplicabilidade.


Processo de imersão, autoconhecimento, fortalecimento da visão sistêmica do negócio e feedbacks constantes.


Toda metodologia está construída dentro do conceito 70/20/10: onde 70% do aprendizado é fruto das experiências práticas e aplicabilidade durante e entre os módulos, 20% resulta da troca de experiência entre os participantes, e 10% de conteúdo, que é o gatilho para que o desenvolvimento aconteça.

Conceito de alfaiataria


Programa 100% customizável e contextualizado à realidade da organização


Conheça algumas opções já validadas:


Carga horária:

A partir de 24h


Mentoria para equipes ou entre os participantes:

O programa pode incluir mentorias em grupo, com consultores sêniores, ou mentoria entre os participantes, com metodologia própria da SBDC.


Módulos temáticos:

Sugerimos workshops com temas relacionados ao objetivo do programa. Alguns temas sugeridos:

  • Digital Mindset
  • Construindo a cultura da inovação
  • A doutrina das organizações inovadoras
  • Liderando a transformação digital
  • Entre outros.


Hackathon:

Mapear problemática e apresentar projeto inovador para sua área ou para a organização.


Simulador de negócios:

Promove o pensamento sistêmico e o desenvolvimento de habilidades e competências para gestão e inovação por meio das abordagens cognitiva (saber fazer) e comportamental (relacionamento interpessoal, atuação em equipe, liderança,

papéis e poder). Sua dinâmica básica: os participantes são divididos equipes e cada equipe administra uma empresa e

toma diversas decisões acerca do negócio simulado.



Abordagem 6Ds


As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio


A proposta dessa abordagem inverte uma lógica bem comum em soluções de aprendizagem organizacional, que começa pelo

treinamento, sem definição dos objetivos e indicadores e, por consequência, sem mensuração de resultados.


O retorno do investimento em educação corporativa precisa ser mensurável objetivamente.


Por isso, antes de tudo, são definidos os resultados esperados e o impacto que se pretende alcançar. Depois é que são trabalhados os comportamentos a serem desenvolvidos para atingir os objetivos.


Nosso método, aliado aos 6Ds, propõe uma experiência completa de aprendizagem que promove resultados alinhados com os objetivos do negócio.

Facilitador:


MARCUS RONSONI



Responsável técnico e Diretor Executivo da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC). Doutorando em Psicologia Social pela Universidad John F. Kennedy (ARG), com estudos e pesquisas sobre obsolescência Laboral e adaptabilidade de carreira frente a transformação digital. 


Referência nacional em Mentoria Organizacional e Empreendedorismo Corporativo, autor dos livros Mentoria Organizacional e Mentoring: Manual do Mentor Organizacional. Tem entre seus clientes C-Levels de empresas como Grupo CPFL, Randon, Sebrae, Receita Federal, Ambev, Renner e outras.


Facilitador Líder do Seminário EMPRETEC (ONU/SEBRAE), desde 2001. Professor convidado de MBAs e outras especializações em instituições como ESPM, Laureate International Universities (Fadergs), Universidade IMED, Unisinos, IBGEN e Faculdade da Serra Gaúcha.  É um dos poucos profissionais existentes no mercado com mais de 20 mil horas em atendimento e aplicação de metodologias comportamentais para ganho de performance profissional e organizacional.


Alguns clientes da SBDC:






Mais informações:

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www.sbdc.com.br

Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental - SBDC