BUSINESS
GAME
#intraempreendedorismo
#inovação
#integração
#hackathon
Um programa de inovação que conecta e conduz agentes de mudança para uma liderança transformadora.
Por meio de imersões, business game, mentoria e troca entre os participantes promove a CULTURA DA INOVAÇÃO, através do fomento da performance individual e de equipe.
O IBG trabalha a dimensão comportamental concomitante a resolução de problemas.
100% customizado e contextualizado à realidade da organização.
Objetivos
Principais competências desenvolvidas:
Mentalidade de dono:
Protagonizando na organização
A nova mentalidade executiva (digital mindset):
Liderança em tempos de pós-pandemia e transformação digital
Autorresponsabilidade:
Lócus de controle interno
Gestão ágil:
Liderando equipes com metodologias ágeis
Gestão estratégica com resultados:
Iniciativa com acabativa
Construção de segurança psicológica
Construção de times de alta performance
Tomada de decisão
Comunicação:
Dar e receber feedbacks assertivos
Disciplina:
Autogestão
Persuasão e influência: Engajar pessoas e equipes
Estabelecendo metas
Aprendizagem heurística
Lean thinking
Foco em resultados
Resolver problemas e propor melhorias
Metodologia sugerida:
Business game: a base do programa é um sistema de gamificação onde acontece a construção de times para a realização de desafios, com resolução de problemas reais (ao estilo hackathon) e execução de tarefas, para aplicabilidade dos conceitos aprendidos no workshop, que levam os participantes em direção aos objetivos e desenvolvimento de competências pré-definidas. O business game age em duas dimensões: integra, envolve e motiva os participantes e é o instrumento de aprendizagem, na prática.
Dinâmicas e ambiente favorável à experimentação, reflexão, quebra de paradigmas e construção de uma perspectiva ampla e inovadora sobre a própria carreira, negócios e sobre o mercado.
Conteúdo personalizado, construído com base na realidade organizacional e das equipes, garantindo alta aplicabilidade.
Processo de imersão, autoconhecimento, fortalecimento da visão sistêmica do negócio e feedbacks constantes.
Toda metodologia está construída dentro do conceito 70/20/10: onde 70% do aprendizado é fruto das experiências práticas e aplicabilidade durante e entre os módulos, 20% resulta da troca de experiência entre os participantes, e 10% de conteúdo, que é o gatilho para que o desenvolvimento aconteça.
Conceito de alfaiataria
Programa 100% customizável e contextualizado à realidade da organização
Conheça algumas opções já validadas:
Carga horária:
A partir de 24h
Mentoria para equipes ou entre os participantes:
O programa pode incluir mentorias em grupo, com consultores sêniores, ou mentoria entre os participantes, com metodologia própria da SBDC.
Módulos temáticos:
Sugerimos workshops com temas relacionados ao objetivo do programa. Alguns temas sugeridos:
Hackathon:
Mapear problemática e apresentar projeto inovador para sua área ou para a organização.
Simulador de negócios:
Promove o pensamento sistêmico e o desenvolvimento de habilidades e competências para gestão e inovação por meio das abordagens cognitiva (saber fazer) e comportamental (relacionamento interpessoal, atuação em equipe, liderança,
papéis e poder). Sua dinâmica básica: os participantes são divididos equipes e cada equipe administra uma empresa e
toma diversas decisões acerca do negócio simulado.
Abordagem 6Ds
As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio
A proposta dessa abordagem inverte uma lógica bem comum em soluções de aprendizagem organizacional, que começa pelo
treinamento, sem definição dos objetivos e indicadores e, por consequência, sem mensuração de resultados.
O retorno do investimento em educação corporativa precisa ser mensurável objetivamente.
Por isso, antes de tudo, são definidos os resultados esperados e o impacto que se pretende alcançar. Depois é que são trabalhados os comportamentos a serem desenvolvidos para atingir os objetivos.
Nosso método, aliado aos 6Ds, propõe uma experiência completa de aprendizagem que promove resultados alinhados com os objetivos do negócio.
Facilitador:
MARCUS RONSONI
Responsável técnico e Diretor Executivo da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC). Doutorando em Psicologia Social pela Universidad John F. Kennedy (ARG), com estudos e pesquisas sobre obsolescência Laboral e adaptabilidade de carreira frente a transformação digital.
Referência nacional em Mentoria Organizacional e Empreendedorismo Corporativo, autor dos livros Mentoria Organizacional e Mentoring: Manual do Mentor Organizacional. Tem entre seus clientes C-Levels de empresas como Grupo CPFL, Randon, Sebrae, Receita Federal, Ambev, Renner e outras.
Facilitador Líder do Seminário EMPRETEC (ONU/SEBRAE), desde 2001. Professor convidado de MBAs e outras especializações em instituições como ESPM, Laureate International Universities (Fadergs), Universidade IMED, Unisinos, IBGEN e Faculdade da Serra Gaúcha. É um dos poucos profissionais existentes no mercado com mais de 20 mil horas em atendimento e aplicação de metodologias comportamentais para ganho de performance profissional e organizacional.
Alguns clientes da SBDC:
Para receber mais informações:
Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental - SBDC